quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Alfabetização de Pescadores e Pescadoras

“Projeto Peixes, Pessoas e Água: alfabetização de jovens e adultos entre os pescadores artesanais de Pirapora e Buritizeiro, Norte de Minas Gerais”

Professora Coordenadora UNIMONTES:
Dra. Ana Paula Glinfskoi Thé

Colaborador:
Msc. José de Andrade Matos Sobrinho
FAE-NETE/UFMG

Alunas Bolsistas FAPEMIG:
Débora Antunes
Vanessa Machado

Apresentação do Projeto

NUPASAO Projeto Peixes, Pessoas e Água: alfabetização de jovens e adultos entre pescadores artesanais de Pirapora e Buritizeiro, Norte de Minas Gerais, apresentado pela Universidade Estadual de Montes Claros, campus avançado de Pirapora, sob a coordenação da professora Dr. Ana Paula Glinfskoi Thé – Departamento de Geociências - tem como meta executar um programa de educação popular para alfabetizar trabalhadores e trabalhadoras da pesca dos municípios de Pirapora e Buritizeiro, no Norte de Minas Gerais.

Dados do Diagnóstico socioeconômico de famílias de pescadores artesanais de localidades do Alto Médio São Francisco, realizado pela prof.ª Maria Inês Mancuso do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar em 2004, referentes à 450 famílias de pescadores entrevistadas apontaram que dentre um universo de aproximadamente 2400 pessoas, 11% de jovens e adultos nunca freqüentaram a escola e 30% possuem o primeiro ciclo do ensino fundamental incompleto, revalidando as discussões realizadas na I Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca (Luziânia/GO, novembro de 2003) sobre o alto índice do analfabetismo presente nesse grupo social, mesmo sendo responsável por 50% da produção de pescado no Brasil, conforme dados atualizados do Censo de Estatística Pesqueira da SEAP e do IBAMA – Ministério do Meio Ambiente.

A proposta de alfabetização consiste em formar pequenas turmas de pescadores que freqüentariam cursos modulares de 4 meses, com uma carga horária de 6 horas/aulas semanais, em dois encontros semanais. Em se tratando de um projeto de 24 meses, nossa meta é replicar no mínimo 4 módulos em cada município.

Em termos metodológicos, os conteúdos programáticos serão elaborados com base na realidade cotidiana dos pescadores – o trabalho, o rio, a família, a cultura popular, etc – através do levantamento de temas geradores significativos que serão trabalhados nas aulas de alfabetização.

Palavras chave: Educação Popular, pescadores, alfabetização, alto médio São Francisco


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