Dom Cappio recebe prêmio da Pax Christi Internacional
Dom Luiz Flávio Cappio recebeu na noite do dia 18 de outubro, em Sobradinho (BA), o Prêmio pela Paz da Pax Christi Internacional. O bispo de Barra (BA) é o terceiro brasileiro, e o primeiro em vida, a receber este prêmio, que foi entregue durante um ato inter-religioso pela vice-presidente da entidade e membro da Cáritas Peru, Laura Vargas. Esta também é a primeira vez em que a cerimônia acontece fora da cidade sede da Pax Christi, Bruxelas. O objetivo era possibilitar a participação do povo que acompanhou e apoiou Dom Cappio em sua luta. O prêmio foi estendido aos movimentos sociais e entidades a pedido do religioso. "Achei que era justo que esse prêmio fosse dado a todos aqueles que participaram dessa luta, sendo entregue aqui. Todos aqueles que lutam conosco recebem essa homenagem", afirmou. Após a entrega do prêmio, cerca de cinco mil romeiros, junto com Dom Cappio, participaram da Romaria das Águas, organizada pela paróquia de Sobradinho há vários anos, onde caminharam quatro quilômetros até a beira do rio São Francisco. (fonte: Articulação São Francisco Vivo)
Jejum e fé reúne romeiros, entidades e movimentos sociais em Sobradinho
A premiação de Dom Cappio foi precedida pela Jornada Mundial de Jejum pela Paz e Soberania Alimentar, que aconteceu do dia 13 a 18 de outubro. Dezenas de entidades e movimentos sociais tanto do Brasil quanto do exterior, como a CPT, a Cáritas Brasileira, a Via Campesina, a Pax Christi Internacional e o Serviço de Paz e Justiça na América Latina (Serpaj) aderiram ao jejum. Durante o dia 18 de outubro, inúmeras pessoas que participavam da Jornada em Sobradinho passaram o dia em jejum, reflexão e oração na Capela de São Francisco. Neste mesmo local, no fim do ano passado, Dom Cappio passou 24 dias sem se alimentar em protesto ao projeto do governo federal de transpor as águas do rio São Francisco. (fonte: Articulação São Francisco Vivo)
5ª Romaria das Águas conscientiza sobre a vida do rio São Francisco
De 16 a 19 de outubro também acontecia em Sobradinho a 5ª Romaria das Águas, que reuniu milhares de pessoas e pregou sobre a importância do Velho Chico. "Devolver a vida ao rio São Francisco não é fácil. Acreditamos na vida, e por isso, empenhamos a nossa nessa luta", disse Roberto Malvezzi, da CPT, na abertura da sessão solene realizada na Câmara Municipal de Sobradinho e que deu abertura à Romaria. Ainda como parte da programação, no dia 17, aconteceu o Seminário Revitalizar o Rio para a Vida em Paz, que discutiu as temáticas "Terra e Território", "Água e Meio Ambiente", "Educação e Cultura", "Produção e Economia Solidária". (fonte: Articulação São Francisco Vivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário